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Resumo da PESQUISA da OCDE, em 21 países, de como está sendo o desenvolvimento da EDUCAÇÃO em vários PAÍSES em tempos de COVID-19.
Publicado em: 08/04/2020 12:32:33
Resumo da PESQUISA da OCDE, em 21 países, de como está sendo o desenvolvimento da EDUCAÇÃO em vários PAÍSES em tempos de COVID-19.
Resumo da PESQUISA da OCDE, em 21 países, de como está sendo o desenvolvimento da EDUCAÇÃO em vários PAÍSES em tempos de CORONAVÍRUS.
- ARGENTINA: As escolas estão abertas com professores trabalhando em turnos rotativos apenas para entregar recursos didáticos e alimentos para osnecessitados.
- BÉLGICA: Programas educacionais estão sendo transmitidos na televisão nacional. Com ações governamentais enfatizando a importância de continuar a "educação emcasa".
- CHINA: A escola organiza professores de diversas disciplinas para conduzir o ensino online, e as secretarias provinciais e municipais de educação organizam especialistas para fornecer à escola recursos didáticos e planos deensino.
- REPÚBLICA THECA: O Ministério lançou um site: https://nadalku.msmt.cz/cs com ferramentas para a educaçãoonline.
- ESTÔNIA: O Ministério da Educação e Pesquisa (MoER) fornece apoio e orientações diárias para todas as instituições educacionais, incluindo o trabalho juvenil (escolas de hobby, centros juvenis abertos),https://www.hm.ee/et/koroonaviiruse-levikutokestamine-info-haridusasutustele.
- FINLÂNDIA: As escolas são solicitadas a garantir a organização de serviços educacionais em condições excepcionais. A Agência Nacional Finlandesa de Educação está orientando as escolas a planejar e organizar diferentes tipos de abordagens flexíveis de aprendizagem. Os alunos são solicitados a ficarem em casa se a educação for organizada como educação àdistância.
- FRANÇA:Umacontinuidadepedagógicaécolocadaempráticaparamantercontatoregularentreo aluno e seus professores. Para tanto, os professores devem assegurar, através do uso das redes existentes (em particular, espaços de trabalho digitais, correio eletrônico ou ferramentas similares específicas para escolas particulares) que os alunos tenham acesso aos materiais do curso e sejam capazes de realizar os deveres de casa ou exercícios necessários para a suaaprendizagem.
- AUSTRÁLIA: Não houve uma diretiva governamental para suspender as atividades nas escolas, mas algumas escolas as suspenderam por conta própria.
- GEÓRGIA: As aulas serão transmitidas a partir de 30 de março. As aulas transmitidas pela TV abrangem todos os assuntos obrigatórios nas séries I-XII, exceto de línguas estrangeiras e esporte. Além disso, a EMIS - Education Management Information System - agência do Ministério da Educação, realizou as seguintesatividades:
- Um perfil de usuário do Microsoft Office 365 (até 600.000 alunos e até 55.000 professores) foi criado para escolas públicas georgianas (administração, professores ealunos);
- Um portal foi criado para que o aluno e os pais possam acessar o perfil do aluno sem a a necessidade de liberação via escola eprofessor;
- Foram criadas salas de aula virtuais para todas as aulas e disciplinas no programa Microsoft TEAMS;
- EspaçosvirtuaisdeconsultoriaforamcriadosemtodososdistritosdaGeórgiaondeespecialistas voluntários em tecnologia do "Novo Modelo Escolar" ajudam os professores a implementar o ensino àdistância;
- Dados estão sendo coletados para estabelecer o acesso de professores e alunos à Internet e às tecnologiasdigitais.
- HUNGRIA: O ensino foi mudado para o digital. O governo tenta dar apoio para isso às escolas/professores, mas a maioria das iniciativas parece ser de baixo para cima. Testemunha-se muito dinamismo e atividades notáveis em muitasescolas."
- ITÁLIA: O Ministério da Educação criou: páginas online, tutoriais em vídeo e pontos de encontro virtuais; ofereceu plataformas de e-learning; forneceu uma força-tarefa de apoio; coordenou uma pluralidade de ações a fim de desenvolver novos ambientes de aprendizagem; facilitou o uso de conteúdo digital e novos modelos de organização didática; forneceu aos professores ferramentas de treinamento e atualização remota gratuita, e também através de grupos de trabalho regionais; forneceu assistência técnica às escolas; começou a monitorar iniciativas; introduziu formas de apoio econômico para estudantes socioeconomicamentedesfavorecidos.
- JAPÃO: O Governo Nacional, MEXT (Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia), apoia as diretorias locais de educação fornecendo medidas adequadas, tanto quanto possível, para apoiar os estudos das crianças, tais como iniciar programas apropriados de estudo em casa e realizar aulas complementares após o encerramento dasescolas.
- LETÔNIA: O Centro Nacional de Educação (que está subordinado ao Ministério da Educação e Ciência da República da Letônia) desenvolveu as Diretrizes Metodológicas para Instituições de Educação Profissional e Geral para a Implementação do Ensino à Distância para apoiar a implementaçãodoensinoàdistânciaemtodasasescolas.Elefornececonselhosaoslíderesescolares, professores e pais sobre como organizar e adaptar o processo de aprendizagem à distância, como modificar o programa de aprendizagem, sugere ferramentas e plataformas de TIC disponíveis, bem como fornece orientações sobre como garantir o bem-estar de todos os professores ealunos.
- PORTUGAL: As escolas responderam muito rapidamente, estabelecendo contato remoto com os alunos. Desenvolvemos uma rede de apoio com orientação para a preparação de aulas online, assuntos organizacionais e disponibilizando uma ampla gama de recursos abertos deconteúdo.
- ROMÊNIA: O País, forneceu apoio à mudança de cursos online através de parcerias com vários provedores(Google,Microsoftetc.),assinouumaparceriacomocanaldetelevisãonacionalparaum programa Teleschool, trabalha para readaptar o calendário de atividades escolares para que o ano letivo termine normalmente para os alunos, sem que os alunos precisem repetir oano.
- HOLANDA:Asescolasprimáriasesecundáriaspodempermanecerabertasparacriançascujospais estãotrabalhandoemtrabalhoscríticoscomosaúdeepoliciamento.Asinstituiçõesdeensinosuperior edeensinomédioprofissionalpodempermanecerabertasparafacilitaroaprendizadoàdistânciaem casa dos alunos que não podem utilizar o ensino à distância. O País garantiu para os alunos e estudantesdoensinoprimário,secundárioesecundárioprofissionalquenãopossuemosdispositivos necessários e para os quais isso não é fornecido através da escola ou do município, um investimento de 2,5 milhões de euros garante que os alunos e estudantes tenham os dispositivos necessários para a aprendizagemonline.
- BAHREIN:Foipedidoaosalunosquenãofossemàescola,masaosprofessores,excetoàsmães,foi pedido que continuassem a ir àescola.
- CAMARÕES não houve frequência escolarsuspensa.
- HONDURAS não houve frequência escolarsuspensa.
- FEDERAÇÃO RUSSA não houve frequência escolarsuspensa.
- SINGAPURA não houve frequência escolarsuspensa.
Fonte: Relatório OCDE, Resumo 1. 30 de março de 2020
- Fernando M. Reimers, Global Education Innovation Initiative, Harvard Graduate School of Education.
- Andreas Schleicher, Directorate of Education and Skills, Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico(OCDE)
Fonte: FORUMDIR = Forum dos Diretores das Faculdades de Educação