Publicado em: 26/11/2019 15:09:07
têm como temática principal Educação Pública, Ciência e Formação Docente: resistências e desafios.
Na solenidade de abertura, discentes do Departamento de Música da UNIR, juntamente com a professora Ezenice Costa De Freitas Bezerra, fizeram uma apresentação de músicas que enfatizam o folclore.
Na mesa de honra, estavam presentes o vice-reitor da UNIR, professor doutor Marcelo Vergott, o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPesq), professor doutor Carlos Luís Ferreira da Silva, o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PROPESP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Gilmar Alves Lima Junior, a diretora do Núcleo de Ciências Humanas (NHC) da UNIR, professora doutora Walterlina Barboza Brasil, o chefe do Departamento de Educação (DECED), professor doutor Wendell Fiori de Faria, o coordenador adjunto da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Luiz Sousa Junior, a coordenadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf), Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias e a presidente da comissão organizadora do evento, professora doutora Marlene Rodrigues. Durante a programação, aconteceu a conferência sobre “Teorias de aprendizagem e suas repercussões no ensino”, apresentadapela professora doutora Magda Damiani, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), sob mediação do professor doutor Rafael Fonseca de Castro, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UNIR. Segundo Magda “Todo o ensino tem uma concepção de aprendizagem. Toda pessoa que ensina deveria tomar consciência da teoria sobre aprendizagem”.
A docente e coordenadora do evento, Marlene Rodrigues, enfatizou o objetivo dos eventos e o esforço de professores e acadêmicos ao realizá-lo. “O ponto forte do programa é voltado para o melhoramento da educação básica. Por causa disso, houve um grande esforço de docentes e discentes do Departamento de Educação, bem como de outras áreas e programas, para que isso pudesse ser realizado”, enfatizou ela. A professora também agradeceu a PROPesq e o IFRO que, segundo seu entendimento, juntamente com a UNIR, busca o melhor para a educação.
O vice-reitor Marcelo Vergott acrescentou que “...é pelo esforço que conseguimos fazer nosso trabalho. Precisamos sempre colocar alma naquilo que fazemos, sempre com muito empenho. E todo esse evento demonstra isso”.
O IV (COLEE) e a 35ª Semana de Pedagogia são destinados a toda comunidade científica, acadêmica e a profissionais da educação e áreas afins. Foram organizados para apresentar estudos que reflitam sobre os desafios de consolidar discursos, ações e práticas docentes que contribuam para melhorar a qualidade da educação em Rondônia, na Amazônia e no Brasil, bem como possibilitar a discussão sobre a valorização da Educação Pública e das Ciências para a Formação Docente.
Fonte: UNIR